- Área: 190 m²
-
Fotografias:Nicolás Morales
-
Fabricantes: Incepa
ETAPA 01
A família requeria um lugar para poder viver enquanto a obra era executada, na primeira etapa é construído o bloco da árvore de manga que contem a área de serviço com suíte, mais uma área de churrasco e lugar para cozinha que foi fechado temporariamente, e serviria de sala de estar/jantar enquanto se faria a segunda etapa em que foram projetados dois dormitórios para as crianças e um banheiro compartilhado.
ETAPA 02
A segunda etapa reutilizava a estrutura da antiga moradia com seus muros de 30 cm, deixando unicamente a parte do banheiro, a qual articula a cozinha/copa com a sala de estar, praticamente tudo integrado. Utiliza-se uma estrutura mista de pilares e vigas, e uma laje com alveolar para acelerar a execução da obra. No nível superior, deixou-se o tijolo à vista pintado para proteger contra a umidade do clima subtropical que, por sua vez, se diferencia dos muros rebocados existentes do térreo.
No final, constrói-se uma ponte que une os dois blocos, o posterior com o novo bloco frontal, que tem sua privacidade protegida pela árvore de manga, através de 2 vigas invertidas.
Resultante destes 2 blocos, cria-se um pátio intermediário de pavimentação feita com pedaços de tijolos demolição já que a grande árvore de manga cria uma sombra impenetrável não permitindo que cresça grama ou outra espécie. Este pátio também recebe uma pequena piscina de 2x3 m, substancial para esses dias de calor no país.
A fachada foi desenhada reutilizando os vãos da moradia original no térreo, arrematando com um filtro de tijolos que, além de sombrear e dar privacidade, serve de suporte para as plantas trepadeiras do terraço jardim.